Portal da Cidade Guabiruba

Turismo

Iniciativa de voluntários tenta identificar riscos de trilhas do Vale do Itajaí

Grupo é tido com uma das referências para roteiros técnicos e chegou a começar um mapeamento das trilhas da região. Conheça algumas opções

Postado em 14/01/2020 às 10:20 |

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Uma iniciativa entre um grupo de entusiastas por trilhas motivou a criação do Grupo de Busca e Resgate em Guabiruba. Ele é formado por cerca de 16 voluntários e foi baseado em uma formação com proposta semelhante, na cidade de Joinville. Além de melhoria da segurança local, eles tentavam tornar as trilhas locais mais conhecidas entre os praticantes da modalidade

Vice-presidente e um dos fundadores do grupo, Ivan Pedro Rodermel Fischer, afirma que a procura pela modalidade aumentou nos últimos anos. O panorama aproxima o momento da projeção de aumento de praticantes, que o grupo fazia no início da atividade, mas ainda é preciso avançar na formação de guias especializados. 

O número, segundo ele, ainda é reduzido na região e, pela dificuldade de reunião do grupo, o trabalho de mapeamento foi interrompido há cerca de um ano e meio. Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Andrei Muller, entre as principais trilhas do município a Caminhada Ecológica e Religiosa do Morro São José, no bairro Aymoré, se destaca.

Além dela, outras alternativas que percorrem trechos de mata atlântica possuem grande demanda. Entre elas, ele destaca a trilha da Gueba e o Caminho das Minas de Ouro por serem mais acessíveis aos praticantes.


Fonte:

Deixe seu comentário