Portal da Cidade Guabiruba

BELA AÇÃO

Grupo de canto guabirubense usa musicoterapia para auxiliar cidadãos

Gute Freunde surgiu através da UBS Imigrantes e do NASF. Projeto visa ajudar pessoas com problemas relacionados a saúde mental

Postado em 18/02/2020 às 12:03 |

A musicoterapia é uma prática que utiliza música no tratamento, reabilitação ou prevenção de algum problema de saúde. Através da música, é possível transformar a vida das pessoas. Quem prova isso é o grupo Gute Freunde, criado em maio de 2017, através da Unidade Básica de Saúde do bairro Imigrantes e do Núcleo Ampliado da Saúde da Família (NASF). A ideia veio através de uma enfermeira da UBS, que fez uma visita técnica em uma unidade de Florianópolis, onde era realizado o mesmo trabalho. 

De acordo com Eduarda Schweigert, integrante do Gute Freunde, diz que um dos objetivos do grupo é trabalhar a questão de saúde mental de uma forma não medicamentosa, através da música. "Acreditamos que através da música podemos libertar sentimentos ruins, além de cantar, construímos amizades. Essa socialização ajuda a pessoa que está sofrendo ou passando por uma crise de ansiedade. Que essas pessoas possam usar o grupo como uma forma de tratamento", explica. 

Ela, que é professora de Educação Física, diz que o NASF contém profissionais de várias áreas, que auxiliam todas as unidades de saúde de Guabiruba, com esses grupos e eventos. 

Eduarda revela que a ideia inicial era de que os profissionais das unidades ao perceberem que o paciente precisasse da terapia, encaminhassem-os para o Gute Freunde. Mas a medida que o projeto foi tomando corpo, chegou-se a conclusão que o grupo não precisaria se restringir a atendimentos médicos. "Percebemos que qualquer pessoa que gostasse de cantar, poderia participar. A música faz bem para todo mundo, não só para quem tem problemas de saúde mental", afirma. Hoje, o grupo é aberto para todos, desde que se tenha o interesse em cantar. 

A integrante diz que as músicas são selecionadas junto com os participantes. "Muitos às vezes pedem alguma música que lembre a infância ou tenha algum significado especial, então buscamos canta-la. Se tudo sair bem, colocamos ela no nosso repertório que tem mais de vinte canções"

Ela ainda lembra que sempre recebeu o apoio da administração pública da cidade. "Sempre que precisamos de algo, como o aluguel de um ônibus, uma confecção de camiseta e compra de instrumentos eles nunca hesitaram em nos ajudar. 

O Gute Freunde já realizou apresentações no Show de Talentos do SUS, em eventos culturais da cidade, como a Pelznickelplatz e na APAE de Guabiruba.

Como participar
Os encontros ocorrem todas as terças, na UBS do bairro Imigrantes, das 15h30 às 16h30.  Além da música, é oferecido aos participantes um café. Qualquer pessoa pode participar. Não há inscrição, basta comparecer aos encontros. 




Fonte:

Deixe seu comentário