Portal da Cidade Guabiruba

terceira idade

Através de projeto, academia oferece atividades físicas para idosos

Através do "Projeto Melhor Idade" idosos tem aulas de vários tipos de danças, alongamentos e exercícios de fortalecimento

Postado em 26/02/2020 às 07:17 |

(Foto: Divulgação/GM Academia)

Um projeto realizado por uma academia em parceria com a Prefeitura de Guabiruba vem ajudando idosos a manterem uma vida saudável através de exercícios físicos.

O "Projeto Melhor Idade" oferece atividades ministradas por um profissional de Educação Física capacitado com o objetivo de melhorar a saúde física, mental, emocional e social no processo de envelhecimento dos praticantes.

As atividades são realizadas na GM Academia, no bairro Pomerânia. A sócio proprietária da GM, Márcia Janete Nuss Wippel, revela que o projeto teve início através da Prefeitura. As aulas eram ministradas nos bairros da cidade, em escolas, salões ou espaços públicos. Porém, devido a descontinuidade do projeto pela prefeitura, a academia resolveu assumi-lo. Hoje, a Prefeitura disponibiliza ônibus escolares que buscam e levam os idosos até a academia.

“Em primeiro lugar, a prática de exercícios físicos na terceira idade é importante porque traz de volta a capacidade funcional que o indivíduo vai perdendo ao longo do tempo. As atividades realizadas têm o objetivo de melhorar o equilíbrio, fortalecimento do sistema osteomuscular e a coordenação motora, o que ajuda no desenvolvimento de atividades diárias, como pegar um objeto no chão, sentar-se e deitar-se da maneira correta. Em segundo lugar, é muito gratificante, pois, no final de cada aula, nota-se a disposição, autoestima e sorriso no rosto de cada idoso. Os exercícios físicos são grandes combatentes das doenças que assombram os idosos, como osteoporose, diabetes, mal de Parkinson, Alzheimer e doenças no coração”, explica.

Na academia, os idosos tem aulas de vários tipos de danças, alongamentos e exercícios de fortalecimento. Márcia diz que durante as datas comemorativas, a academia costuma realizar festas temáticas com dinâmicas que desafiam a lógica, memória, coordenação motora e agilidade dos idosos.

“As festas tem temas como: Anos 60, 70 e 80, Halloween, Páscoa, Festa Junina e festas alemãs. Nós também organizamos excursões para os idosos possuírem um dia de relaxamento e interação. No último ano, o destino foi o Hotel Fazenda Vale das Pedras. Além disso, procuramos a interação de todas as áreas (fisioterapia, nutrição) para palestrar aos nossos alunos sobre a importância de praticar atividade física na melhor idade e cuidados que devem ser tomados em seu dia-a-dia”, salienta.

A proprietária da GM Academia diz que os idosos devem tomar alguns cuidados ao praticarem as atividades físicas. “Deve-se cuidar com a postura e a realização correta dos exercícios pois cada idoso tem sua limitação e seu tempo de realizar esses exercícios”, orienta.

Em média, participam do projeto de 60 a 80 idosos na faixa de etária dos 55 a 87 anos.

Como participar

Os interessados em participar devem entrar em contato com a recepção da GM Academia pelo telefone 3351-4292 ou pelo WhatsApp 99656-5216. As aulas acontecem das 8h às 9h nas segundas e quartas para idosos dos bairros Centro, Pomerânia, Lajeado, Planície Alta, Guabiruba Sul e nas terças e quintas para os bairros Aimoré e São Pedro. As atividades são realizadas no período de fevereiro a novembro, e, antes de iniciar, o idoso deve responder a um questionário de aptidão à prática de atividade física.


Fonte:

Deixe seu comentário