Portal da Cidade Guabiruba

ESPORTES

Prefeitura oferece aulas de tênis de mesa para crianças e adolescentes

Classes são aplicadas no Ginásio João Scheffer e já renderam alguns títulos em campeonatos da modalidade

Postado em 17/02/2020 às 07:38 |

(Foto: Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude)

O tênis de mesa é uma modalidade esportiva inventada pelos ingleses no século XIX que faz muito sucesso no Brasil. O país é soberano no esporte na América Latina. Em Guabiruba, o também conhecido popularmente como "Ping Pong" é praticado em aulas oferecidas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude. 

As classes são aplicadas pelo professor Rafael Romani, aos sábados, às 8h, no Ginásio João Scheffer. Romani lembra que praticava tênis de mesa desde a época de escola, onde sempre jogava nos intervalos entre as aulas. Ele também chegou a sagrar-se campeão dos Jogos Escolares da cidade. "Acho muito linda a oportunidade que meus alunos possuem hoje, a oportunidade que eu não tive quando tinha a idade deles (de ter as aulas). Por isso, eu sempre coloco em ênfase: respeitem e agradeçam a oportunidade que vocês tem de aprender mais com os treinos".

Ele não esconde a paixão pelo esporte. "Poder trabalhar com algo que eu gosto muito não tem preço, posteriormente pode ser o futuro deles também, serem professores", afirma. 

Benefícios
O professor diz que a prática do tênis de mesa traz vários benefícios à saúde. "No tênis de mesa, além da melhora nos aspectos físicos, ele desenvolve tudo o que é importante para serem mais "humanos". A inteligência é essencial, saber se posicionar, para que lado se precisa recepcionar o efeito da bolinha. É uma constante adaptação durante o jogo", enaltece. Romani também enfatiza que o esporte desenvolve fatores afetivos e sociais. "Eles aprendem a se relacionarem com as pessoas que os cercam, com respeito, inclusive eles sempre pedem desculpas ao atleta adversário caso a bolinha bata na quina da mesa, quando ela pega na rede", salienta.



O professor também lembra que o esporte auxilia no desenvolvimento de estratégias, o que pode trazer ganhos para os jovens em suas vidas. "Eles são livres para se adaptarem ao jogo, são livres para pensarem em estratégias. Isso pode auxilia-los em suas vidas posteriormente, como enfrentar os problemas que a vida nos traz, com calma e sabendo que sempre há uma alternativa". 

Competições
Os alunos de Guabiruba já participaram de campeonatos em cidades próximas, como um em Balneário Camboriú, onde dominaram o pódio da competição, ocupando os três primeiros lugares. Futuramente, a ideia é competir na Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc)



Como participar

Para inscrever-se, basta entrar em contato com a Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude de Guabiruba ou entrando em contato com o professor. As aulas são oferecidas para crianças e adolescentes de todas as idades, residentes na cidade.

Telefones - Rafael Romani: (47) 99283-5399
                   Secretaria: (47) 3308-3106

Horários - Todos os sábados, das 8h às 10h, no Ginásio João Scheffer


Fonte:

Deixe seu comentário