Portal da Cidade Guabiruba

eleições 2020

“As pessoas estão acima de qualquer partido”, diz Valmir Zirke

Portal da Cidade Guabiruba entrevistou o pré-candidato à prefeito, Valmir Zirke (PP), que falou sobre as expectativas para as eleições municipais

Postado em 05/08/2020 às 15:10 |

Respeitando as medidas sanitárias de enfrentamento à covid-19, tanto o entrevistado quanto o entrevistador estiveram utilizando máscara facial, tirando apenas para a foto (Foto: Thiago Facchini/Portal da Cidade Guabiruba)

Visando levar informações ao público sobre as eleições municipais, o Portal da Cidade Guabiruba está realizando uma série de entrevistas com os pré-candidatos à prefeito da cidade. 

Seis perguntas foram feitas aos entrevistados. Vale lembrar, que as respostas dos pré-prefeituráveis não estão escritas em sic erat scriptum (sic), ou seja, as falas foram readaptadas para melhor entendimento dos leitores, mas sem qualquer alteração no sentido daquilo que foi proferido pelos entrevistados.

A matéria ficará disponível na capa principal de Portal da Cidade Guabiruba pelo período de 24 horas e em seguida será substituída pelo pré-candidato seguinte. A ordem da divulgação das entrevistas, definidas em sorteio, é: Orides Kormann (MDB), Marcos Habitzreuter (PL) e Valmir Zirke (PP).

O terceiro entrevistado é o vice-prefeito de Guabiruba e pré-candidato pelo Progressistas, Valmir Zirke.

Dono da Funerária Guabiruba, Valmir Zirke atualmente ocupa pelo segundo ano consecutivo o cargo de vice-prefeito da cidade, juntamente com Matias Kohler (PP).

Zirke já foi em três oportunidades, também, o presidente da Associação de Pais Amigos dos Excepcionais de Guabiruba, além de ser um dos realizadores da primeira festa de rua do município.

Seu início na disputa pela Prefeitura começa em 2004, quando foi candidato ao cargo máximo no Executivo guabirubense pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Porém, não conseguiu se eleger naquela oportunidade.

Confira abaixo a entrevista realizada no dia 15 de junho de 2020.

PC: O que te motivou a disponibilizar seu nome para a disputa do Executivo guabirubense?

Valmir Zirke: Bom, sete anos e seis meses praticamente, junto com o Matias, desse trabalho inovador. Guabiruba teve essa oportunidade de ter o prefeito Matias Kohler com o Zirke de vice. Foi isso me motivou e o fato de eu estar na Prefeitura todos os dias, aquilo que não se via no passado, pois o vice só ia quando o prefeito assumia uma férias, me motivou e me deixou mais preparado para ser o pré-candidato à prefeito da nossa cidade.

Muito mais do que isso dizer ainda que é pelo trabalho sério, por esse trabalho que vem sendo feito. Eu diria que nós temos que dar continuidade pensando na cidade, não é pensando em partidos ou pessoas, mas quando se fala em trabalho e isso, desde o início, em 2013, quando nós assumimos, nós tivemos essa preocupação de fazer um trabalho onde a primeira coisa seria organizar a cidade, foi isso que nós fizemos em 2013. E trabalhar com bastante transparência.

Eu digo que a administração que mais transparência teve é a do Matias e Zirke, pois nós demos essa oportunidade para a comunidade participar. Eles participaram de audiências públicas, de reuniões e, também, daquilo que eu digo que é uma marca nossa, da pavimentação em parceria. Então, realmente, é essa vontade de dar continuidade nesse trabalho sério.

Eu tenho vontade de ser prefeito? Sim! Mas eu tenho vontade também de dar continuidade e isso me deixa motivado porque hoje, da forma que vem sendo feito esse trabalho em Guabiruba, eu tenho conhecimento pois eu estava todo dia na Prefeitura com o Matias, de manhã, de tarde, eu diria que é 24 horas por dia. Isso realmente é uma faculdade para quem quer aprender, e eu digo que eu aprendi muito fazendo isso, talvez as pessoas também observaram e hoje vêem uma administração totalmente diferente do que se via no passado.

PC: Qual a principal bandeira que você defende?

Valmir Zirke: Olha, nós estamos em final de mandato e aquilo que a gente pregava em dois mandatos, a primeira coisa que a gente percebeu é que a pessoas querem saúde de qualidade, e isso está cada dia mais difícil, mas eu diria que muita coisa mudou e muita coisa melhorou, além da saúde, mas segurança. Também, nós fizemos quase 70 ruas de pavimentação em parceria, porque as pessoas querem uma estrada boa para andar.

São três, além da educação também, então tudo aquilo que foi dado, material escolar, uniforme escolar e isso com certeza no orçamento das famílias ajudou muito.

São várias coisas que a Prefeitura fez, estamos construindo uma escola totalmente nova agora no Holstein (entrevista realizada dia 15 de junho), então tudo aquilo que as pessoas nos pediam, e quando eu digo que pediam, é porque as pessoas vinham na reunião e diziam qual é a maior prioridade deles. Com certeza seriam estas três prioridades.

Mas, além disso, o esporte também, o turismo também. Inclusive, hoje em Guabiruba a gente percebe que, com esse coronavírus, muitas pessoas acharam pontos turísticos na cidade. Pois tivemos que fechá-los e muitas pessoas nem sequer conheciam. Então Guabiruba está perdendo aquela mentalidade que é uma cidade de malha, mas não é mais tanto assim também, porque muitas pessoas estão sendo atraídas para esses pontos turísticos que nós temos em nossa cidade.

PC: Qual sua opinião em relação a gestão do prefeito Matias Kohler (PP)?

Valmir Zirke: Olha, eu diria que a administração do Matias, ele como prefeito e eu como vice, talvez seja uma das, quer dizer, talvez não, é a melhor administração que Guabiruba já viu nestes 58 anos. Por que? Porque o cuidado que o prefeito teve na hora de fazer as obras, inclusive, as vezes, as pessoas até achavam que as obras estavam demorando, mas porque as obras que a gente fez foram de qualidade.

Então com toda certeza, nós vamos entregar esse mandato e eu me orgulho de dizer que estou junto com o Matias, porque faço dessa administração também. Mas aonde nós vamos entregar uma Prefeitura enxuta e com aquilo que as pessoas nos pediram, e aquilo que está no nosso plano de governo, muito pouco vai ficar para trás, até porque temos ainda mais seis meses para trabalhar e com tudo isso que está acontecendo a nossa Prefeitura está com as contas em dia, com as obras acontecendo. Nada parou, as nossas obras estão andando, então eu diria que é a melhor administração que Guabiruba já teve nestes 58 anos.

PC: O que a cidade de Guabiruba mais necessita hoje em dia?

Valmir Zirke: Hoje Guabiruba necessita realmente mais postos de saúde, mas o que precisamos realmente é um atendimento 24 horas na associação hospitalar na verdade, o município ajuda a manter. Mas com certeza, isso é algo que o guabirubense cobra e, com toda certeza, se a gente não fez é por falta de recurso. Pois senão com toda certeza nós teríamos uma cidade com atendimento de saúde 24 horas.

Hoje, nós temos atendimento até as 22 horas e depois deste horário, se acontecer alguma coisa, você precisa se deslocar ao Hospital Azambuja, mas, com toda certeza, isso seria prioridade para Guabiruba. Além de, com toda certeza, os nossos postos de saúde hoje. Estamos ampliando o posto de saúde do Lageado, que vai ficar praticamente do tamanho de uma policlínica, mas se nós tivéssemos um atendimento 24 horas central, as pessoas conseguiriam se deslocar até o Centro para serem atendidas.

PC: Existe a possibilidade de alianças com outros partidos para disputa ao pleito? Algum já sinalizou apoio?

Valmir Zirke: Com certeza, estamos aberto para conversa. Já tivemos conversas com o Podemos e vamos conversar com outros partidos até final do mês (junho). Sempre estivemos abertos, eu diria que se tivesse candidatura única, quem ganharia com isso seria o município. Já se tentou no passado fazer candidatura única, são duas chapas aqui, o PP e o MDB, sempre tiveram a frente, mas sempre tivemos também o PT, o PSDB, temos hoje o Podemos, o PSD, apesar que acho que hoje já não existe mais, mas vamos tentar isso até o final, não conversamos com o MDB ainda, mas as vezes fica difícil, pois já aparece o nome do Orides como pré-candidato pelo MDB, então fica difícil chamar para uma conversa, mas, mesmo assim, vamos sentar e conversar com eles também. Da minha parte, com certeza, estamos abertos para conversar com todos os partidos e pensar no melhor para cidade. Partido nós temos para ser candidatos e a partir do momento que você ganha a eleição, você tem que esquecer o partido, as pessoas estão acima de qualquer partido.

PC: Por que o guabirubense deve depositar a confiança em você para que seja o próximo prefeito da cidade?

Valmir Zirke: Antes de político eu já estive envolvido na Apae de Guabiruba, onde fui presidente por três vezes, fui presidente, também, do Rotary Club de Guabiruba, onde construímos a primeira capela mortuária. Estive a frente também da primeira Stadtplatzfest, que é a primeira festa de rua de Guabiruba, e eu sempre digo, para ser político, você precisa mostrar o que você já fez.

Eu tenho uma história daquilo que já fiz pela cidade e me orgulho disso. Não fiz por interesse, a política vem depois, mas aonde, realmente, eu estive em uma diretoria que eu gosto e funciona, para quem conhece a Apae de Guabiruba, hoje é uma Apae exemplo para Santa Catarina e eu me orgulho a dizer que fiz parte desta entidade tão importante como a nossa Apae. Então eu diria que o guabirubense pode depositar toda a confiança em meu nome, por já me conhecer, as pessoas me conhecem muito também pela funerária e pelo trabalho que a gente faz na cidade.

Eu diria que é um momento tão difícil, mas um momento que você precisa estar alí, ao lado da família para poder prestar um bom trabalho. E isso faz com que realmente eu possa dar continuidade nesse trabalho que é tão bonito, se Guabiruba hoje é reconhecida e, talvez, para nós que moramos aqui e não vimos essa mudança pois estamos todos os dias aqui, mas para todos que vem aqui para a cidade reconhece esse trabalho pela honestidade.

Eu tenho um nome a zelar pois é meu e da minha família, todo mundo me conhecer muito pelo meu sobrenome. Eu sou pré-candidato, tenho um nome limpo na cidade, todos me conhecem pelo meu jeito simples de ser e, aquilo que eu falei, pela honestidade que eu tenho em toda Guabiruba e onde eu passei, a marca que eu deixei foi de muito trabalho. Por isso que eu peço a confiança da população na continuidade do nosso trabalho.


Vale lembrar que a entrevista foi realizada no dia 15 de junho.

Fonte:

Receba as notícias de Guabiruba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário