Portal da Cidade Guabiruba

Até quando?

Já virou piada: comunidade ainda não sabe quando EEB João Boos será reformada

Guabirubenses esperam por intervenções urgentes há mais de 10 anos

Postado em 16/03/2020 às 16:59

A famigerada reforma da Escola de Educação Básica (EEB) João Boos, em Guabiruba, já deixou de ser uma novela para se transformar em piada. Daquelas de bastante mau gosto. Prometida há anos, entra governo, sai governo, e as goteiras, falhas estruturais e rachaduras só aumentam naquele que é o único educandário de ensino médio do município.

“Não temos nenhuma informação oficial”, respondeu a diretora do educandário, Rosinei Ana Cugik dos Reis, quando questionada pela nossa reportagem acerca do atual estágio das tratativas para que as obras tenham início. “Enquanto diretora tudo o que está ao meu alcance venho fazendo para sempre atender e oferecer o melhor aos estudantes, famílias e professores. A equipe gestora, juntamente com a APP (Associação de Pais e Professores) tem buscado melhorias e feito algumas reformas em salas e no espaço comum”.

Rosinei comenta, ainda, que, além dos representantes políticos estaduais, os que possuem mandatos em Guabiruba também poderiam ser mais atuantes e representativos, para viabilizar as intervenções há anos almejadas na escola.

“Penso que a escola é de todos: pais, professores, estudantes, empresários,políticos... E deveria ser de interesse de todos as melhorias. Temos muito apoio por parte da prefeitura de Guabiruba, que entende que educação é importante, mas volto a frisar que a educação deve estar acima de partidos políticos. A política deve ser usada como deve ser: não para favorecer partido político A ou B, mas, sim, como política pública de busca de melhorias para a comunidade em geral”, salienta.

A diretora informa que o Governo do Estado tem feito reparos paliativos em toda a estrutura, por meio de uma empresa terceirizada. A própria escola, por meio de sua APP e de ações internas, também tem viabilizado alguns consertos. “Nesse momento estamos com a empresa trabalhando em toda revisão do telhado, quadra e corredores”, diz. Porém, longe do necessário e do esperado há mais de 10 anos por toda a comunidade guabirubense.

O que diz o governo

Entramos em contato com a coordenadoria regional da Secretaria de Estado da Educação (SED). O responsável, João Eugênio Rovaris, comenta que todas as etapas pertinentes à SED já foram concluídas. “Tudo depende da Secretaria de Estado da Infraestrutura. Em breve é para termos novidades, mas ainda não consigo informar uma data. Já estamos vendo essa questão de aluguel para comportar a sede provisória do colégio”, disse Rovaris.


Fonte:

Receba as notícias de Guabiruba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário