Portal da Cidade Guabiruba

LAGEADO ALTO

Lageado Alto ganha caldeirão de polenta gigante como monumento cultural italiano

Evento de inauguração também marca a pavimentação no entorno da capela Imaculada Conceição e inauguração de projeto de paisagismo no local

Postado em 06/10/2019 às 12:21 |

(Foto: Ana Massambani/Portal da Cidade Guabiruba)

A chuva prevista para todo o domingo (6) em Guabiruba deu trégua durante a manhã para contribuir com um motivo nobre: a inauguração do monumento alusivo à imigração italiana no Brasil. 

Um grande caldeirão de polenta foi inaugurado como novo cartão postal da cidade, localizado no Memorial Ítalo Guabirubense Sacristão Francesco Celva, no bairro Lageado Alto. 

Estiveram reunidos o prefeito de Guabiruba, Matias Kohler, o vice Valmir Zirke, representantes da Câmara de Vereadores, da Associação Cultural Italiana de Guabiruba (Acig) e comunidade. 

O monumento foi idealizado pelo diretor administrativo da Acig, Amilton Stedile, como forma de homenagear os imigrantes italianos que escolheram Guabiruba para viver. 


“Estudei a história da imigração e o que mais me chamou a atenção foi o alimento. A polenta era o alimento de sobrevivência dos imigrantes. Esse grande caldeirão de polenta representa muito bem isso. O projeto foi possível graças ao Fundo Municipal de Cultura”, conta.

Além do monumento, foi realizado um projeto de paisagismo no entorno do Memorial Ítalo Italiano, com o objetivo de favorecer que o local se torne atração turística e mais procurado por visitantes. 


Os recursos para o projeto foram obtidos com os lucros das edições da Festa Italiana, realizada pela Acig. 

Para ornamentar ainda o local, uma placa com a frase Eu Amo Guabiruba também foi instalada. 

Obras de pavimentação 

Para contribuir com o projeto de paisagismo, a prefeitura de Guabiruba realizou a pavimentação asfáltica de cerca de 400 metros no entorno da capela Imaculada Conceição. O valor da obra foi de R$ 280 mil, com contrapartida do município. 

O prefeito Matias Kohler destaca que a pavimentação também é uma forma de proteger o patrimônio. 

“Queríamos pavimentar essa área desde que o memorial foi inaugurado, em 2013. Porém, com a necessidade de conter despesas tivemos que adiar. Mas ficamos felizes em poder concluir essa obra neste momento importante da inauguração de um monumento que será uma nova referência turística. O Lageado Alto tem sido cada vez mais procurado pelos vários atrativos que possui, e com certeza ter a região pavimentada contribui para isso”, afirma o prefeito.

A italiana Norma Maria da Rui, correspondente da Itália no Brasil, também esteve presente no evento e reforçou o compromisso com a comunidade guabirubense para unir forças em prol da manutenção da cultura italiana.

Após a solenidade, o público presente pode aproveitar a venda de cachorro-quente, refrigerante e chope no local.

Programação especial para as crianças

A empresa Stedile Materiais de Construção proporcionou uma visita guiada ao memorial com as crianças, para possibilitar mais conhecimento acerca da tradição italiana. E depois, estava programada uma sequência de brincadeiras interativas. 

Fonte:

Deixe seu comentário