Portal da Cidade Guabiruba

SANEAMENTO

Variações na pressão podem ser responsáveis por coloração na água

Processo facilita desprendimento de sais inorgânicos da tubulação. Outra dificuldade é quanto a comunicação de ocorrências

Postado em 21/05/2019 às 13:18

(Foto: Divulgação/Reprodução)

Os serviços para troca da bomba do Estação de Recalque de Água Bruta Guabiruba Sul, prevista para esta quarta-feira (22) devem iniciar logo às 5h. Eles se prolongam ao longo da manhã e, durante o período de serviço e até uma hora após a sua conclusão, a recomendação é que os registros dos cavaletes fiquem fechados.


O motivo, de acordo com a gerente da Guabiruba Saneamento, Roberta Orlandi, é para evitar variações na pressão. O problema com a pressão da água, é indicado por ela como uma das principais dificuldades enfrentadas no município, assim como a atualização da estrutura existente e a comunicação de ocorrências.


As variações, segundo Roberta, também possuem influência no produto que chega até as casas dos usuários. A despressurização da rede, seja por rupturas da rede ou por pontos altos da cidade favorece o acúmulo de sais inorgânicos que aumentam a turbidez da água.


O problema foi constatado e relatado na Câmara de Vereadores pelo vereador Vilmar Gums. No início do mês ele apresentou fotos demonstrando resíduos deixados em roupas lavadas no bairro Imigrantes.


Ela reconhece a dificuldade de ser taxativa quanto a coloração apresentada, mas indica as variações de pressão como um dos motivos mais comuns para o problema. Com a necessidade de avaliações técnicas a cada duas horas, Roberta descarta que a água saia apresentando o problema dos reservatórios. “Jamais vai sair daquele jeito”.

Dificuldades de comunicação

Um agravante para a atuação da equipe está na dificuldade gerada com a pouca precisão dos comunicados. Casos como o do bairro Imigrantes são informados de maneira informal por redes sociais do Poder Público e sem detalhamento dos pontos onde os problemas são constatados.


Segundo a gerente, sem o repasse de informações precisas como endereço e horário, a atuação para solucionar os problemas é prejudicada. Ela indica os canais oficiais, como o site guabirubasaneamento.com.br,  ou o telefone 0800 942 5571, como as melhores alternativas.


Hoje a comunicação pelos meios oficiais é considerado baixo, mas ela garante ter a intenção de aprimorar o contato para agilizar a prestação de serviços. “Queremos melhorar a comunicação com os clientes para que o serviço seja feito da melhor forma possível”.

Fonte:

Receba as notícias de Guabiruba no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário